Faltam 59 para portes grátis!Parabéns! Já tens portes grátis!

loja
Logo Mask4Me

Nenhum produto no carrinho.

Maskne, a acne provocada pelas máscaras

Categorias: |
10/01/2021
Partilha este artigo de blog.

Já reparaste que a pele linda que tinhas ficou cheia de borbulhas desde que começaste a usar máscaras? Se a tua resposta é afirmativa não percas este artigo.

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o uso da máscara de proteção é uma das medidas de segurança e prevenção da Covid-19. Com o uso diário das máscaras pode ocorrer a desidratação da pele, aumentar a produção de sebo e ocluir os poros provocando lesões acneicas. “Maskne” é um termo que surgiu pela primeira vez pelo New York Times para designar a acne causada pelo uso da máscara de protecção.

Maskne, a acne do momento

A orientação das autoridades de saúde a nível mundial é convergente, utilizar máscara de proteção para evitar a propagação do SARS-Cov-2. O uso contínuo da máscara é imperativo na prevenção e por isso devemos continuar a fazê-lo.

O tema sobre as borbulhas na zona de contacto com as máscaras começou a tornar-se frequente e, para quem tem a pele propensa à acne, infelizmente é o alvo perfeito. Mas atenção, mesmo aqueles que geralmente não têm problemas com acne podem ser afetados.

Qual é o aspeto da maskne? Desde Maio de 2020 foram publicados vários estudos sobre estas lesões cutâneas provocadas ou agravadas pelo uso de máscaras. A acne é uma patologia dermatológica que pode ter diferentes origens. No entanto, a maskne é uma acne de oclusão, com pápulas, pústulas e microcomedões localizados no queixo e simetricamente ao longo da mandíbula.

A máscara e a pele

Peritos de todo o mundo investigaram e avaliaram o que acontecia à pele quando coberta por várias horas por uma máscara e reuniram algumas conclusões. As mudanças dependem de quanto tempo a máscara é utilizada pois provoca um aumento humidade local, da produção de sebo, do pH da pele, da temperatura da pele e das irritações causadas pela fricção da máscara contra a pele. Todas as condições ideais para o aparecimento de novas lesões!

As máscaras, apesar de oferecerem uma proteção importante também têm um impacto negativo na nossa pele. Nesse ambiente fechado e húmido, a pele fica oleosa, os pontos negros multiplicam-se e, se houver proliferação bacteriana, surgem as lesões acneicas.

Mesmo sem nenhum problema de pele específico, podes verificar a que a tua pele fica mais oleosa e tem mais pontos negros ou pequenas borbulhinhas que não existiam antes.

Um ensaio clínico desenvolvido na China identificou um aumento expressivo no aparecimento de acne entre pessoas que usam máscara por mais de quatro horas todos os dias durante mais de dois meses. Concluíram que com o uso de máscara, a produção sebácea pode aumentar até 10%.

Como previno a maskne?

Os cuidados de higiene adequados e a hidratação não comedogénica são as principais soluções para a maskne.

Para prevenir e tratar a maskne, é importante que consigas o equilíbrio entre a higiene adequada, momentos de sem utilizares a máscara e a aplicação de um produto que hidrate a tua pele para preservar a sua propriedade de barreira e, ao mesmo tempo, prevenir o aparecimento de borbulhas.

6 passos na prevenção ou melhoria da maskne

1. Lava as mãos!

A Lavagem regular e bem feita das mãos não só ajuda na prevenção do coronavírus como na contaminação da pele por bactérias que podem provocar ou agravar a acne.

2. Lava as máscaras de tecido após cada utilização!

Se usas máscara de tecido tens de as lavar após cada utilização! Convém, na sua lavagem, usar um detergente suave e enxaguar bem para remover todos os vestígios. O uso da mesma máscara sem a lavar traduz-se num elevado risco de contágio e promove a contaminação da tua pele por bactérias e em consequência agravar a acne. Se usares máscaras descartáveis deves trocá-las a cada 4h no caso das cirúrgicas e a cada 8h, no caso das FFP2.

3. Deixa a tua pele respirar!

Nos momento em que estás sozinho (a), no teu quarto ou no teu carro por exemplo, deixa a tua pele respirar sem máscara pelo menos por 2h. Este procedimento irá permitir a oxigenação da tua pele e aliviar a oclusão provocada pela máscara.

4. Não toques nas borbulhas!

Não toques nas borbulhas! Para além de as agravares, podes deixar cicatrizes.

5. Não deixes de hidratar a pele!

Não deixes de hidratar a pele! Aplica o hidratante pelo menos 30 minutos antes de colocar a máscara, para que tenha tempo de ser absorvido pela pele. Não há necessidade de facilitares o aparecimento de maskne! Atenção, se usas cremes com ácidos na sua composição, deves aplicá-los apenas à noite. De dia, opta por um creme apaziguante não muito rico e especialmente não comedogénico.

6. Não uses Makeup!

Não uses makeup na região de aplicação da máscara! Se és daquelas pessoas que não consegue sair de casa sem cor no rosto podes optar por aplicar um BB cream não comedogénico.

Qual a melhor máscara para evitares a maskne?

Não está cientificamente identificado o melhor tipo de máscara para evitar a maskne. Sabemos que depende do tipo de tecido, se é suave ou não e se é respirável. Não existem verdades absolutas na melhor opção.

A mask4me.pt aconselha a que experimentes diferentes tipos de máscaras para perceberes qual é a melhor opção para ti. A tua pele pode reagir melhor com um tipo de máscaras do que com outros.

Na mask4me.pt comercializamos apenas máscaras descartáveis cirúrgicas e FFP2 e apesar das nossas máscaras não serem específicas para o problema da maskne, tem tido elevada aceitação e feedback positivo dos nossos clientes no que refere a uma diminuição do número de lesões.

Esperamos ter esclarecido as tuas dúvidas sobre a acne da máscaras. Não te esqueças das nossas dicas para manteres a tua pele perfeita e caso queiras mais informações sobre este ou outro assunto envia email para info@mask4me.pt

Partilha este artigo de blog.

Dá mais cor à tua saúde.

Ir para a lojaMáscaras para todos os gostos
Pagamentos Seguros
Apple PayGoogle PayMultiBancoAmerican ExpressVisaDiscoverMastercard
Copyright © 2021 - Website desenvolvido por multisocialmedia.pt
Voltar ao topo
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram